Bean to Bar Brasil

3ª Chocolate Week reúne cadeia de cacau e chocolate bean to bar em SP

3ª Chocolate Week reúne cadeia de cacau e chocolate bean to bar em SP

Post publicado por Redação

Chocolates makers, chefs, professores, especialistas, produtores de cacau e de chocolate estão reunidos na Brasil Bean to Bar Chocolate Week – Sabores do Terroir Brasileiro, de 14 a 20 de agosto, em São Paulo. Promovido pela Associação Bean to Bar Brasil, com o apoio do governo do estado de São Paulo e Sebrae, o evento reúne os principais atores da cadeia de cacau e chocolates especiais do país promovendo discussões e apresentando as principais tendências do setor. A semana culmina com a Feira Exclusiva de Produtores de Chocolate Bean to Bar direcionada para o consumidor e com a oferta das delícias das melhores marcas de todo Brasil.

Consumir um chocolate produzido a partir do conceito bean to bar significa ter acesso a um produto sustentável, rastreável e pensado em todas suas etapas. Chamado “da amêndoa à barra”, o processo começa na seleção das amêndoas de cacau de qualidade. “Nós não vendemos só um produto, vendemos um conceito, que começa na seleção de grãos, que envolvem produtores preocupados com a sustentabilidade. Onde existe aplicação desse método, com certeza há melhoria da qualidade do cacau produzido no Brasil”, defende Bruno Lasevicius, presidente da Associação Bean to Bar Brasil.

O fruto pode vir das várias regiões produtoras de cacau, especialmente da Bahia ou do Pará, mas sempre trazendo a preocupação ambiental e social. “Já na etapa de fazer o chocolate, buscamos manter o valor sensorial de cada origem, além de uma produção controlada de cada fabricante que entrega produtos contendo processos criteriosos, desde a torra até a embalagem”, complementa Lasevicius.

Todo o investimento no conceito bean to bar tem dado resultados. Mais de 350 prêmios nacionais e internacionais já foram conquistados pelas marcas integrantes da Associação, reconhecendo a qualidade e o diferencial do chocolate brasileiro.

A ideia do encontro é aperfeiçoar cada vez mais esses processos. Durante quatro dias ocorrem painéis e cursos sobre temas como torra, temperagem, fermentação, construção de marca, sustentabilidade do cacau à barra, experiência sensorial, exportação e como desgustar. Os painéis, workshops e cursos serão oferecidos por chocolate makers do Brasil, mundialmente premiados, numa programação ampla.

“É o encontro mais esperado do ano pelo mercado e consumidores do chocolate bean to bar. Serão dias de muito aprendizado técnico e contato direto com os maiores especialistas, produtores de cacau e chocolate bean to bar do país. Uma característica muito forte do chocolate bean to bar é a preocupação com a oferta de um chocolate de qualidade e diferente”, afirma Bruno Lasevicius, presidente da Associação Bean to Bar Brasil.

As barras, ovos, bombons não se destacam somente pela qualidade do cacau utilizado, mas também pela criatividade e inovação quando se trata de harmonizar elementos. Flor de sal, limão, tapioca, amêndoas, pimentas, maracujá, cupuaçu, cumaru, chá verde e erva-mate são alguns dos ingredientes brasileiros que tem despertado interesse dos consumidores e até da grande indústria.

“Nosso chocolate é feito à base de um cacau selecionado e criamos um produto muito original, com especiarias, frutas, ingredientes típicos nacionais e que misturados oferecem uma experiência sensorial ao consumidor. Quem prova, se surpreende”, avalia Lasevicius.

Além disso, as categorias de chocolate atendem a diversos gostos e necessidades, há produtos sem açúcar, para veganos e para aqueles paladares que querem um chocolate mais intenso.

Formar o consumidor – Além da formação técnica, a Associação também se preocupa em levar ao consumidor este “chocolate diferente”. Nos dias 19 e 20, sábado e domingo, os consumidores poderão ter uma experiência completa, desde degustar e conhecer de perto o melhor do chocolate bean to bar, até o contato direto com os especialistas no assunto. Estarão presentes na Feira Exclusiva de Produtores de Chocolate da Associação BTB Brasil mais de 25 marcas premiadas de chocolate bean to bar de todo Brasil.

Serão realizadas palestras de conscientização do público consumidor sobre este tipo de chocolate como minicurso com degustação guiada de chocolates, além de harmonização com produtos gourmet brasileiros (espumantes, azeites, entre outros). “Nossos mestres do chocolate estarão presentes na feira, Arcélia Gallardo, Juliana Aquino, Rogério Kamei, Luisa Abram, Priscila França entre outros”, exemplifica Lasevicius.

Marcas que estarão presentes: Almadoré, Baianí, C’Alma, Cacau do Céu, Casa Lasevicius, Cuore Di Cacao, Gallette, La Greno, Luisa Abram, Majucau, Mestiço, Mission, Monjolo, Odle, Pé de Chocolate, Pryscila França, Raros Fazedores de Chocolate, Terra dos Chocolates, Toré, Utopia Tropical e Nicolas Danaux, VAR, Modaka e Manah.

A entrada é gratuita. Os visitantes poderão provar e adquirir chocolates fabricados com cacau de várias origens do país. A Feira acontece no Instituto Biológico de São Paulo das 10h às 19h.

Cacau paulista – Em parceria com o governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, o Programa Cacau SP e a Associação Bean to Bar Brasil irão lançar o chocolate com cacau paulista. A novidade será apresentada durante a Feira Exclusiva de Produtores de Chocolate Bean to Bar. O estado de São Paulo incentiva o plantio pelo sistema de consórcio de cacau e seringueira, incluindo a bananeira para sombreamento das mudas de cacau. O modelo reduz o consumo de água, oferecendo maior rentabilidade e sustentabilidade.

Sobre a Associação Bean to Bar Brasil

A Associação Bean to Bar Brasil foi criada em 2017 por um grupo de fabricantes de chocolates bean to bar – conceito que significa a produção artesanal de chocolate desde a amêndoa integral do cacau, já fermentada e seca, até o produto final sem adição de essências, ingredientes artificiais ou processos não artesanais de fabricação. A filosofia do processo também inclui a sustentabilidade social, ambiental e econômica. A Associação tem como missão conscientizar o consumidor sobre a importância da qualidade do cacau à barra e ao mesmo tempo capacitar profissionais da área. Atualmente, reúne 58 associados de diversos estados brasileiros, reunindo o maior número de marcas premiadas pela qualidade do chocolate produzido.

Para mais informações acesse o hotsite do evento

Bean to Bar Brasil Chocolate Week
🗓️14 a 18 de agosto de 2023
📍Local: R. 24 de Maio, 32 | Centro Histórico de São Paulo

Feira Exclusiva de Produtores de Chocolate da Associação Bean to Bar Brasil
🗓️19 e 20 de agosto de 2023
📍Local: Instituto Biológico de SP – Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252 | Vila Mariana