Bean to Bar Brasil

Baobácacau: de olho na troca com produtores e no chocolate

Baobácacau: de olho na troca com produtores e no chocolate

Post publicado por Redação

Em meio às montanhas da Serra da Jibóia, em São Miguel das Matas, na Bahia, Rodrigo Wanderley reúne os pais e os irmãos e transforma em realidade um sonho semeado em 2008. Naquele ano, o pai Fred Wanderley e a irmã Mila resolveram transformar uma antiga área de pastagens da família em um plantio de cacau. Nascia ali a Baobácacau.

A escolha pelo modo de produção orgânico, com um olhar sustentável e uma pegada ambiental, fez com que a marca fosse certificada pela rede Povos da Mata. Toda a produção – cerca de 160 kg de chocolate por mês – é vendida em empórios, lojas de produtos naturais e de conveniências. Ao ano são consumidas 2 toneladas de cacau transformados em produtos que chegam a barras de 100% ou a novidade do momento: o chocolate com manteiga de castanha de caju.

Partindo de uma colheita seletiva, as amêndoas passam por uma cuidadosa fermentação, lavagem e secagem em terreiros suspenso. Lá são reviradas na ponta dos dedos por vários dias. Uma alquimia que começa com uma delicada torra, passando por uma longa moagem em rolos de pedra, temperagem e moldagem manuais, até chegar na manteiga de cacau e nas barras de chocolate.

Em março de 2023, a Baobácacau se associou a Bean to Bar, o que anima Rodrigo pela possibilidade de troca e aprendizado com outros produtores que apostam em alimentos não ultraprocessados. “Estar juntos ajuda a fortalecer essa cadeia produtiva que foca na qualidade do produto de origem, feito em cuidado e respeito à natureza e às pessoas, com sabor e atenção à saúde “, acredita.

Acesse o perfil da Baobácacau no Instagram