Bean to Bar Brasil

Utopia Tropical: deixando a Suíça para produzir chocolate no Brasil

Utopia Tropical: deixando a Suíça para produzir chocolate no Brasil

Post publicado por Redação

Em 2015, o franco-suíço Julian Caron Lys vendeu sua empresa de torrefação de cafés especiais na Suíça, comprou um veleiro e se enveredou em uma viagem pelo mar. Atravessou sozinho o Atlântico e veio parar na América do Sul.

De cara, se apaixonou pelo Brasil, mais especialmente pelos estados da Paraíba e Pernambuco, acabou vendendo o barco e escolheu Curitiba para aplicar sua expertise em outro produto: o chocolate. Com os conhecimentos do conceito bean to bar que adquiriu aqui mesmo no Brasil, o produtor que trocou o país referência da produção de chocolate do mundo lançou, em abril de 2022, a Utopia Tropical.

Entusiasta e apoiador da agricultura familiar das amêndoas de cacau, Julian tem o plano de exportar suas barras de chocolate e atingir um padrão internacional de produção. Para isso, lida com o desafio de manter a qualidade em meio à variação climática do Brasil, com calor, frio, umidade e seca, deixando o produto acessível.

A importância de integrar a Associação Bean to Bar no Brasil é, segundo Julian, ter a chance de fortalecer o produtor frente a toda indústria de chocolate. “Nos aproxima e nos dá suporte para ter visibilidade, organizar eventos e trabalhar diretamente com o produtor. É uma melhora coletiva.”

E completa. “Eu sempre pensei que o chocolate traz mais diversidade que o café, porque pode ser consumido tanto líquido quanto em barras. E nada melhor do que fazer isso no país produtor de cacau e consumidor de chocolate, faz muito mais sentido”, aposta Julian.

Acesse o perfil da Utopia Tropical 

Foto: Amanda Lavorato/Divulgação