Bean to Bar Brasil

Associação Bean to Bar participa de reuniões sobre nova rotulagem em Brasília

Associação Bean to Bar participa de reuniões sobre nova rotulagem em Brasília

Post publicado por Redação

O presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio, liderou um grupo de empresários e especialistas nessa quarta-feira, 3, em Brasília, para tratar das mudanças previstas com a aprovação da nova rotulagem em formato de lupa indicando quantidade de açúcar, gordura saturada e sódio em embalagens. A Associação Bean to Bar Brasil foi representada pelos associados Adriana Labarrère da Labarr Chocolates e Mario Gisi, da Clemens.

A norma da rotulagem foi estabelecida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Resolução de Diretoria Colegiada (RDC nº 429) e Instrução Normativa nº 75, publicadas em outubro de 2020 e entra em vigor este ano para todos os produtos (veja tabela abaixo).

A primeira reunião foi realizada com Meiruze Freitas, diretora da Segunda Diretoria da Anvisa da qual faz parte a Gerência-Geral de Alimentos (GGALI). No encontro, foram expostos os argumentos e diferenças entre os chocolates convencionais e os desenvolvidos sob um olhar saudável e nutricional, como o chocolate bean to bar. Os fabricantes que trabalham com base nesse conceito não acham justo aplicar o mesmo rótulo para produtos com ingredientes diferentes.

No período da tarde, o grupo teve reuniões com a deputada federal Silvia Cristina, vice-presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados. A deputada se mostrou receptiva ao tema e disse que pode incluir a demanda em dois projetos de sua autoria e que estão bem adiantados. O deputado federal Jorge Braz, da Comissão de Defesa do Consumidor, também concordou com os argumentos apresentados e perguntou sobre quais as alternativas para manter o consumidor informado. A comitiva ainda teve audiência com o deputado federal Clodoaldo Magalhães.

“Todos os deputados demonstraram interesse pelo tema e se propuseram a trabalhar conosco nesta pauta”, disse Adriana Labarr.

O presidente da Associação Bean to Bar Brasil, Bruno Lasevicius, explica que a produção do chocolate bean to bar tem como premissa a sustentabilidade e cuidado desde o plantio do grão até a confecção da barra de chocolate. “Temos que informar de forma honesta e transparente o consumidor, mas não podemos deixar de expor que a lupa exigida não pode ser a mesma para todos os tipos de chocolate, temos que ter categorias”, defende.

A partir deste ano, todos os alimentos sólidos deverão alterar sua rotulagem frontal colocando através de lupas (sinalizações) de “alto teor de”:

  • açúcar, se contiver >15g/100g;
  • gordura saturada, se contiver >6g/100g;
  • sódio, se contiver >600mg/100g).

A Associação Bean to Bar trabalha diversos temas em núcleos temáticos e os associados que quiserem participar da discussão deste tema devem entrar em contato com nossa associada Cláudia Schutz pelo e-mail comercial@chokolah.com.

Acesse aqui para saber mais sobre a resolução