A Bean to Bar Brasil Chocolate Week é o principal evento do setor que reúne os maiores especialistas e lideranças da cadeia de cacau e chocolates especiais do país. Uma semana de muito aprendizado técnico com painéis e cursos dados por chocolate makers do Brasil, mundialmente premiados, numa programação ampla e completa.
Além do aprendizado técnico, será uma grande oportunidade para a troca de experiências, para a realização de mesas redondas e networking.
Com o tema Construíndo o Futuro da Cadeia Produtiva do Cacau e Chocolate, o evento traz discussões sobre os desafios e conjuntura da cadeia.
Já os consumidores e apaixonados por chocolate poderão participar de toda essa experiência na Feira de Produtores de Chocolate Bean to Bar, que ocorre nos dias 19 e 20 de outubro, com as melhores e mais premiadas marcas reunidas em um só lugar.
Serão oferecidas degustações, experiências sensoriais e uma ampla oferta de produtos com o melhor do chocolate nacional.
A entrada da feira é gratuita!
A BTB Brasil Chocolate Week é realizada pela Associação Bean to Bar Brasil, que é formada por mais de 60 fabricantes de chocolates bean to bar espalhados pelo Brasil. Tem como missão conscientizar o consumidor sobre a importância da qualidade do cacau à barra e apoio à capacitação de profissionais da área.
Confira agora toda a programação e não perca nada!
8h30
11h40
15h
8h - 10h
Cadastramento
Térreo
8h30
Bases Científicas e Técnicas de Torra de Cacau III
Sindcafé
9h
Chocolaterias e Cafés – A importância do café como chamariz para a loja de chocolate
Sindcafé
Crédito Ambiental com o programa de destravamento de Crédito Rural para produtores
Auditório 1 - Chocolate
Origem São Paulo – Uma nova possibilidade para o cacau brasileiro
Auditório 2 - Cacau
10h
Potencial Sensorial do Cacau do Vale do Ribeira (APTA)
Auditório 1 - Chocolate
Da conformidade ao Crescimento: aliando as BPFs à gestão da produção de derivados de cacau e chocolates bean to bar
Auditório 2 - Cacau
10h40
As transformações do cacau no processo de Refino e Conchagem
Sindcafé
11h
12h
Assentamento Dois Riachões – Experiência com Cacau e Chocolate
Auditório 1 - Chocolate
12h10
Características sensoriais e manejo das estruturas cristalinas da Manteiga de Cacau
Sindcafé
13h
Intervalo – Almoço
14h
Abertura Oficial do Evento
Auditório 1 - Chocolate
14h10
A Crise do Cacau na Cadeia do Bean to Bar
Auditório 1 - Chocolate
15h50
O Futuro do Segmento Bean to Bar e do Cacau Fino Brasileiro, Possibilidades e Soluções.
Auditório 1 - Chocolate
16h50
Máquinas, o desafio de escalar
Auditório 1 - Chocolate
8h - 10h
Cadastramento
Térreo
8h30
Análise Sensorial do Chocolate: Hedônica- Mercadológica
Sindcafé
10h
9h
Cacau Chocolate História, Cultura e Lugar de Origem – Saberes, Sabores Ritos e Mitos
Auditório 1 - Chocolate
10h
Crédito de Carbono e Sustentabilidade – Arapyaú
Auditório 1 - Chocolate
11h
Além da Embalagem – Desafios Comerciais do Bean to Bar
Auditório 1 - Chocolate
12h
Abrindo Mercados no Exterior
Auditório 1 - Chocolate
13h
Intervalo – Almoço
13h30
Degustação Derivados de Cacau e Chocolates do Brasil – Juliana Ustra (Ingressos no Sympla)
Auditório 3
14h10
Cacau Fino Brasileiro e sua evolução de qualidade sensorial
Auditório 1 - Chocolate
Diversificação de Portfólio como Solução para Enfrentar os Atuais Preços do Cacau.
Auditório 2 - Cacau
15h30
Aumentar o Mercado e a Comercialização de Chocolate Bean to Bar
Auditório 1 - Chocolate
Assentamento Tuerê – cacau de qualidade empreendedorismo da comunidade de mulheres.
Auditório 2 - Cacau
16h50
Cerimônia de Premiação – Prêmio Associação Bean to Bar Brasil – Chocolates do Cacau à Barra
Auditório 1 - Chocolate
9h
Abordagem Sensorial da Prova de Corte de Amêndoas de Cacau
Auditório 1 - Chocolate
9h
Abordagem Sensorial da Prova de Corte de Amêndoas de Cacau
Auditório 1 - Chocolate
CEO da Packint Chocolate Machines que atua na indústria alimentícia desde 1992, diretamente ou através de outras marcas em todo o mundo. A sede da Packint Chocolate Machines está localizada no norte da Itália, em Borgo Priolo, 40 km ao sul de Milão, onde ocorre a fabricação das máquinas e também está disponível uma planta piloto completa, desde grãos de cacau até barras e chips de chocolate para testes e treinamento. .
Caíque é Gerente Comercial da VONIN e faz parte da linha de frente do time há 6 anos, tendo ampla vivência prática e diária com necessidades do mercado de chocolate, desde pequenas fábricas bean-to-bar até grandes indústrias pelo Brasil e pelo mundo.
Andrea Abram é uma das sócias administradoras da Luísa Abram Chocolates. Formada em direito pela PUC-SP, ela é responsável pelas vendas e o departamento comercial da Luísa Abram; marketing e relacionamento com o cliente; jurídico e também supervisiona o financeiro e o fiscal.
Co-fundador e atual CEO da Dengo Chocolates
Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Bolsista do CNPQ durante 4 anos com vários artigos publicados em revistas científicas e congressos. Pós-Graduação em Proteção de Plantas – UFV e Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias – UNESP CREA-SP UNIVESP. Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande e membro do CONDEMA-SJRP. Inspetor do CREA-SP. Membro do Grupo Técnico de Trabalho Cacau e Seringueira CATI Regional SJRP. Nos últimos 14 anos ocupando o cargo concursado efetivo da SAA-SP CATI regional de São José do Rio Preto exercendo a função de Assistente de Planejamento responsável pelos Levantamentos Estatísticos, Assessoria de Imprensa e Cadeias Produtivas.
Patricia Viana Lima, sócia-proprietária da Modaka Cacau de Origem, modelo TREE TO BAR ORGÂNICO, gestora da Fazenda São José, situada no município de Barro Preto/Sul da Bahia; Associada-fundadora da Associação Bean to Bar Brasil, sócia da Cooperativa CABRUCA – Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia, Associada-fundadora da CHOCOSUL – Associação dos produtores de chocolate de Origem do Sul da Bahia.
ABICAB e a ApexBrasil, trazem um projeto comprador internacional com a vinda de três compradores: Alice Voisin da Bean to Bar BE da França, Sacha Malka da Chocolats du Monde da Suiça, Maria do Rosário da The Cacau Club de Portugal.
Ensei Neto é engenheiro químico pela Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Tecnologia de Alimentos e Marketing. Tem o trabalho focado em gestão sensorial de bebidas e alimentos, desenvolvimento de novos produtos e mercados. Presta consultorias e mentorias para diversas empresas no Brasil e exterior.
Juliana Ustra é idealizadora da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil, através do qual já viajou por 20 mil km, percorrendo fazendas, fábricas e eventos, Juliana é uma apaixonada pelo movimento bean to bar.
Emir de Macedo é produtor de cacau no estado do Espírito Santo e ganhador do prêmio Cocoa of Excelence, concedido bienalmente pela organização, com sede em Paris.
Jaime Recena, 42 anos, natural de Brasília-DF. Formado em jornalismo, atuou como presidente da Abrasel-DF (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) entre 2010 e 2013. Foi secretário estadual de Turismo do DF entre os anos de 2015 e 2018, tendo acumulado no ano de 2015 a presidência do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Turismo). Recentemente, liderava a área de Relações Governamentais e Comercial da Abrasel Nacional (2019-2023). Atualmente exerce a função de Presidente Executivo da ABICAB Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas.
Engenheira de alimentos e mestre em tecnologia de alimentos com ênfase em chocolates, especialização pela universidade de Gent na Bélgica em fabricação industrial de chocolates e em marketing de alimentos pela Verakis. Já atua no mercado de chocolates a mais de 10 anos, passando por grandes empresas e acumulou experiência em diversos desenvolvimentos de chocolates e derivados. Hoje é fundadora e diretora da Ara Cacao, uma empresa de consultoria para a cadeia de cacau e chocolate.
Gislaine Gallette atuou por 12 anos no mercado financeiro, é engenheira eletricista pela Universidade de São Paulo. Em 2011, deixou o mundo corporativo e criou uma marca de chocolates, a Gallette Chocolates. A producao é bean to bar que preza pela cadeia produtiva responsável com o meio ambiente e honesta com as pessoas.
Luana Vieira é Engenheira de Alimentos, proprietária e chocolateira do Monjolo Chocolates. Doutora em tecnologia de cacau e chocolate pela Unicamp e especialista em manteiga de cacau pela Ghent University
Arcelia Gallardo é fundadora e mestra do chocolate da Mission Chocolate, premiada no Brasil e no exterior. Trabalha há mais de 20 anos na área como chocolatier, produtora de chocolate, professora e consultora. É fundadora e diretora da Associação Bean to Bar Brasil.
Tuta Aquino, produtor de cacau e chocolates Tree to Bar, sócio da premiada marca Baianí Chocolates e da origem do Vale Potumuju (BA). Vice-Presidente da Associação Bean to Bar Brasil.
Zelia Frangioni, autora do Blog Chocólatras Online, organizadora do Prêmio Bean to Bar Brasil, degustadora independente e estrategista digital.
Rogério Kamei integra a terceira geração de produtores de cacau da Fazenda Bonança, em Itacaré (BA). Em 2015, fundou a Mestiço Chocolates, que está entre as marcas mais premiadas do Brasil com suas amêndoas e barras.
Luisa Abram é formada em gastronomia e decidiu, em 2014, fazer chocolates do grão à barra com cacau brasileiro. Começou em casa e hoje já exporta suas barras para 7 países. O cacau usado pela Luisa é de origem amazônica, o cacau selvagem, que foi plantado pela natureza e é colhido pelas comunidades ribeirinhas.
Juliana Aquino, sócia e chocolate maker da premiada Baianí Chocolates Tree to Bar, degustadora formada pelo ICCTT de Londres e sócia da origem de cacau especial Vale Potumuju (BA).
Bruno Lasevicius é fundador e presidente da Associação Bean to Bar Brasil. Iniciou sua experiência no setor de chocolate em 2012 como confeiteiro e fundidor. Em 2015, criou a Casa Lasevicius, marca premiada no conceito bean to bar. Além de chocolatemaker, é pesquisador e incentivador do cacau brasileiro de qualidade por meio do Programa CacauHub. Integrou a comissão julgadora do Brazilian Cocoa Awards na ediçoes de 2019, 2020 e 2021.
Instituto Biológico de São Paulo
Você que sonha em degustar um chocolate saudável e especial é nosso convidado!
A entrada da feira é gratuita!
A A Feira gratuita promovida pela Associação Bean to Bar Brasil Chocolate reúne as mais premiadas marcas de chocolates especiais do país.
Serão oferecidas degustações, experiências senbsoriais e muita explicaçãqo sobre o mundo do chocolate Bean to Bar. Confira a programação e venha degustar os melhores chocolates do Brasil nos dia 19 e 20 de Outubro.
10h
Abertura da Feira exclusiva de Chocolates Bean to Bar
Espaço Eventos Márcia Rebouças
14h
16h30
Degustações
Espaço Conteúdo
19h
Encerramento dia 1 – Feira Chocolates Bean to Bar
Espaço Eventos Márcia Rebouças
10h
Abertura da Feira Exclusiva Chocolates Bean to Bar
14h
16h30
Degustações
Espaço Conteúdo
19h
Encerramento dia 2 – Feira Chocolates Bean to Bar