A Bean to Bar Brasil Chocolate Week é o principal evento do setor que reúne os maiores especialistas e lideranças da cadeia de cacau e chocolates especiais do país. Uma semana de muito aprendizado técnico com painéis e cursos dados por chocolate makers do Brasil, mundialmente premiados, numa programação ampla e completa.
Além do aprendizado técnico, será uma grande oportunidade para a troca de experiências, para a realização de rodadas de negócios e networking.
Já os consumidores e apaixonados por chocolate poderão participar de toda essa experiência na Feira de Produtores de Chocolate Bean to Bar, que ocorre nos dias 19 e 20 de agosto, com as melhores e mais premiadas marcas reunidas em um só lugar.
Serão oferecidas degustações, experiências sensoriais e uma ampla oferta de produtos com o melhor do chocolate nacional.
A entrada da feira é gratuita!
A BTB Brasil Chocolate Week é realizada pela Associação Bean to Bar Brasil, que é formada por mais de 55 fabricantes de chocolates bean to bar. Tem como missão conscientizar o consumidor sobre a importância da qualidade do cacau à barra e apoio à capacitação de profissionais da área.
Confira agora toda a programação e não perca nada!
Evento para Associados – A ser anunciado
10h
Conversas sobre Torra de Cacau – Convecção x Torrador
Fábrica Luisa Abram
14h
Conversas sobre Torra de Cacau – Convecção X Torrador
Fábrica Luisa Abram
9:30h - 12:30h
Jornada Sensorial da Amêndoa ao Chocolate
Auditório 1 - Chocolate
13:30-17:00
Jornada Sensorial da Amêndoa ao Chocolate
Auditório 1 - Chocolate
10h
Abertura do Evento + Apresentação da Caixa Coleção Bean to Bar Brasil
Auditório 1 - Chocolate
10h40
A importância do Conceito na construção da marca de chocolate
Auditório 1 - Chocolate
Origem São Paulo – Uma nova possibilidade para o cacau brasileiro
Auditório 2 - Cacau
Mesas Redondas e Rodadas de Negócios
Auditório 3
11h50
Mesas Redondas e Rodadas de Negócio
Auditório 3
13h
Intervalo
14h
A importância da estratégia de vendas e abertura de mercado para o Bean to Bar
Auditório 1 - Chocolate
Origens 2 – Painel de Produtores de Cacau do Pará
Auditório 2 - Cacau
Mesas Redondas e Rodadas de Negócio
Auditório 3
15h15
Compartilhamento de uma experiência acadêmica e panorâmica no país de origem do Chocolate Bean to Bar EUA
Auditório 1 - Chocolate
Origens 3 – Painel de Produtores de Cacau da Bahia
Auditório 2 - Cacau
16h30
Café Network
16h45
Tamanhos de Empresas: Prós e Contras
Auditório 2 - Cacau
Mesas Redondas e Rodadas de Negócio
Auditório 3
8h
Café da manhã temático: “Mulheres no chocolate” (Woman in Chocolate)
10h
Do Cacau Varietal à Barra – Respeitando as diferenças
Auditório 1 - Chocolate
SEBRAE – Maturidade de Gestão no Bean to Bar – um diagnóstico
Auditório 2 - Cacau
11h30
Manteiga de cacau e características de diferentes origens
Auditório 1 - Chocolate
VONIN – A evolução das máquinas brasileiras no mercado de chocolates bean to bar
Auditório 2 - Cacau
13h
Intervalo
14h
Correspondências Sensoriais: Meles, Cafés, Azeites e Chocolate
Auditório 1 - Chocolate
Mulheres do Chocolates discutem o cacau para a Cerimônia do Cacau
Auditório 2 - Cacau
Liofilização – importância, pós e contras
Auditório 3
15h15
A evolução sensorial do Chocolate Bean to Bar pela visão da imprensa
Auditório 1 - Chocolate
O impacto da fermentação do cacau no sabor do chocolate
Auditório 2 - Cacau
Mesas Redondas & Rodadas de Negócio
Auditório 3
16h30
Café Network
16h45
Por que a gastronomia está se aproximando do Chocolate Bean to Bar?
Auditório 1 - Chocolate
Mesas Redondas & Rodadas de Negócio
Auditório 3
18h
Jantar do grupo
Caíque é Gerente Comercial da VONIN e faz parte da linha de frente do time há 6 anos, tendo ampla vivência prática e diária com necessidades do mercado de chocolate, desde pequenas fábricas bean-to-bar até grandes indústrias pelo Brasil e pelo mundo.
Andrea Abram é uma das sócias administradoras da Luísa Abram Chocolates. Formada em direito pela PUC-SP, ela é responsável pelas vendas e o departamento comercial da Luísa Abram; marketing e relacionamento com o cliente; jurídico e também supervisiona o financeiro e o fiscal.
Co-fundador e atual CEO da Dengo Chocolates
Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina-UEL. Bolsista do CNPQ durante 4 anos com vários artigos publicados em revistas científicas e congressos. Pós-Graduação em Proteção de Plantas – UFV e Pós-Graduação em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias – UNESP CREA-SP UNIVESP. Membro do Comitê da Bacia Hidrográfica Turvo-Grande e membro do CONDEMA-SJRP. Inspetor do CREA-SP. Membro do Grupo Técnico de Trabalho Cacau e Seringueira CATI Regional SJRP. Nos últimos 14 anos ocupando o cargo concursado efetivo da SAA-SP CATI regional de São José do Rio Preto exercendo a função de Assistente de Planejamento responsável pelos Levantamentos Estatísticos, Assessoria de Imprensa e Cadeias Produtivas.
Administrador de Empresas com especialização em Administração Financeira e Controladoria.
Consultor no planejamento de novos negócios, implementação de controles e análise de viabilidade econômico-financeira.
Instrutor de cursos de empreendedorismo, gestão empresarial e planejamento.
Experiência em mapeamento de processos e avaliação de riscos e ambiente de controle.
Patricia Viana Lima, sócia-proprietária da Modaka Cacau de Origem, modelo TREE TO BAR ORGÂNICO, gestora da Fazenda São José, situada no município de Barro Preto/Sul da Bahia; Associada-fundadora da Associação Bean to Bar Brasil, sócia da Cooperativa CABRUCA – Cooperativa dos Produtores Orgânicos do Sul da Bahia, Associada-fundadora da CHOCOSUL – Associação dos produtores de chocolate de Origem do Sul da Bahia.
ABICAB e a ApexBrasil, trazem um projeto comprador internacional com a vinda de três compradores: Alice Voisin da Bean to Bar BE da França, Sacha Malka da Chocolats du Monde da Suiça, Maria do Rosário da The Cacau Club de Portugal.
Publicitário formado pela ESPM, MBA em turismo e hotelaria pela FGV e cursando MBA ESG pelo IBMEC e mestrado em hospitalidade pela UAM. Profissional com 30 anos de atuação profissional, tendo exercido cargos de liderança em empresa como Cutrale, WZarzur, Best Western e Sebrae-SP. Professor em cursos de graduação e pós-graduação em instituições como IMESB, FMU, PUC e ESPM. Conteudista e palestrante internacional. Atualmente Gerente de Relacionamento do Sebrae SP. Foi responsável pela condução do diagnóstico de maturidade aplicado ao grupo de empresas Bean to Bar.
Ensei Neto é engenheiro químico pela Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) com especialização em Tecnologia de Alimentos e Marketing. Tem o trabalho focado em gestão sensorial de bebidas e alimentos, desenvolvimento de novos produtos e mercados. Presta consultorias e mentorias para diversas empresas no Brasil e exterior.
Juliana Ustra é idealizadora da Expedição Cacau e Chocolate do Brasil, através do qual já viajou por 20 mil km, percorrendo fazendas, fábricas e eventos, Juliana é uma apaixonada pelo movimento bean to bar.
A chef confeiteira Walkyria Fagundes teve formação no Brasil pela Universidade Anhembi Morumbi, além das
especializações em confeitaria no ICIF na Itália e no Le Cordon Bleu na Espanha. Teve passagens pelo restaurante da Relais & Chateau na Itália, pelo hotel Westin Palace em Madrid, restaurantes Nerua e Quique da Costa na Espanha, no restaurante Épice e na gelateria Gelato Boutique, no Brasil. Das suas mãos habilidosas e arquitetônicas, saem sobremesas saborosas e extremamente sofisticadas
Emir de Macedo é produtor de cacau no estado do Espírito Santo e ganhador do prêmio Cocoa of Excelence, concedido bienalmente pela organização, com sede em Paris.
Jaime Recena, 42 anos, natural de Brasília-DF. Formado em jornalismo, atuou como presidente da Abrasel-DF (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) entre 2010 e 2013. Foi secretário estadual de Turismo do DF entre os anos de 2015 e 2018, tendo acumulado no ano de 2015 a presidência do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Turismo). Recentemente, liderava a área de Relações Governamentais e Comercial da Abrasel Nacional (2019-2023). Atualmente exerce a função de Presidente Executivo da ABICAB Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas.
Eunice Gutzeit é descendente de cacauicultores, sócia-proprietária da Fazenda Panorama localizada na região da Transamazônica (PA). É vice-presidente da Associação Nacional dos Cacauicultores, fundada em 2022.
Engenheira de alimentos e mestre em tecnologia de alimentos com ênfase em chocolates, especialização pela universidade de Gent na Bélgica em fabricação industrial de chocolates e em marketing de alimentos pela Verakis. Já atua no mercado de chocolates a mais de 10 anos, passando por grandes empresas e acumulou experiência em diversos desenvolvimentos de chocolates e derivados. Hoje é fundadora e diretora da Ara Cacao, uma empresa de consultoria para a cadeia de cacau e chocolate.
Gislaine Gallette atuou por 12 anos no mercado financeiro, é engenheira eletricista pela Universidade de São Paulo. Em 2011, deixou o mundo corporativo e criou uma marca de chocolates, a Gallette Chocolates. A producao é bean to bar que preza pela cadeia produtiva responsável com o meio ambiente e honesta com as pessoas.
Priscila Efraim é professora e pesquisadora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é autora de vários artigos publicados referentes ao estudo do cacau e do chocolate brasileiros.
Luana Vieira é Engenheira de Alimentos, proprietária e chocolateira do Monjolo Chocolates. Doutora em tecnologia de cacau e chocolate pela Unicamp e especialista em manteiga de cacau pela Ghent University
Eugênio Basile é fundador da Mbee, empresa de mel produzido na Fazenda Itaicá, em Atibaia (SP). O nosso mel de Apis expressa toda a riqueza da Serra da Mantiqueira, enquanto a linha de meles de abelhas nativas imprime os múltiplos ecossistemas do Brasil.
Nicholas, formado em marketing e MBA pela FGV e Manchester University atua no mercado de cafés há mais de 10 anos. Sempre esteve envolvido em projetos de consultoria para clientes globais nas áreas de inovação e negócios, e atualmente é o Country Manager para Brasil da ProfilePrint A.I, empresa com sede em Singapura que utiliza inteligência artificial para traduzir padrões de qualidade de ingredientes alimentícios.
Carla Borriello é produtora do azeite Borriello, produzido em Andradas (MG), desde 2007.
Arcelia Gallardo é fundadora e mestra do chocolate da Mission Chocolate, premiada no Brasil e no exterior. Trabalha há mais de 20 anos na área como chocolatier, produtora de chocolate, professora e consultora. É fundadora e diretora da Associação Bean to Bar Brasil.
Tuta Aquino, produtor de cacau e chocolates Tree to Bar, sócio da premiada marca Baianí Chocolates e da origem do Vale Potumuju (BA). Vice-Presidente da Associação Bean to Bar Brasil.
Zelia Frangioni, autora do Blog Chocólatras Online, organizadora do Prêmio Bean to Bar Brasil, degustadora independente e estrategista digital.
Rogério Kamei integra a terceira geração de produtores de cacau da Fazenda Bonança, em Itacaré (BA). Em 2015, fundou a Mestiço Chocolates, que está entre as marcas mais premiadas do Brasil com suas amêndoas e barras.
Luisa Abram é formada em gastronomia e decidiu, em 2014, fazer chocolates do grão à barra com cacau brasileiro. Começou em casa e hoje já exporta suas barras para 7 países. O cacau usado pela Luisa é de origem amazônica, o cacau selvagem, que foi plantado pela natureza e é colhido pelas comunidades ribeirinhas.
Juliana Aquino, sócia e chocolate maker da premiada Baianí Chocolates Tree to Bar, degustadora formada pelo ICCTT de Londres e sócia da origem de cacau especial Vale Potumuju (BA).
Bruno Lasevicius é fundador e presidente da Associação Bean to Bar Brasil. Iniciou sua experiência no setor de chocolate em 2012 como confeiteiro e fundidor. Em 2015, criou a Casa Lasevicius, marca premiada no conceito bean to bar. Além de chocolatemaker, é pesquisador e incentivador do cacau brasileiro de qualidade por meio do Programa CacauHub. Integrou a comissão julgadora do Brazilian Cocoa Awards na ediçoes de 2019, 2020 e 2021.
Instituto Biológico de São Paulo
Você que sonha em degustar um chocolate saudável e especial é nosso convidado!
A Bean to Bar Brasil Chocolate Week é o principal evento do setor que reúne os maiores especialistas e lideranças da cadeia de cacau e chocolates especiais do país. Uma semana de muito aprendizado técnico com painéis e cursos dados por chocolate makers do Brasil, mundialmente premiados, numa programação ampla e completa.
Além do aprendizado técnico, será uma grande oportunidade para a troca de experiências, para a realização de rodadas de negócios e networking.
A entrada da feira é gratuita!
10h
Abertura da Feira exclusiva de Chocolates Bean to Bar
Espaço Eventos Márcia Rebouças
14h
16h30
Degustações
Espaço Conteúdo
16h
19h
Encerramento dia 1 – Feira Chocolates Bean to Bar
Espaço Eventos Márcia Rebouças
10h
Abertura da Feira Exclusiva Chocolates Bean to Bar
14h
16h30
Degustações
Espaço Conteúdo
16h
19h
Encerramento dia 2 – Feira Chocolates Bean to Bar