Bean to Bar Brasil

Retomada dos eventos: como aproveitar o momento para investir na marca e fechar negócios!

Retomada dos eventos: como aproveitar o momento para investir na marca e fechar negócios!

Post publicado por Redação

Marco Lessa, empreendedor e criador do Chocolat Festival, fala sobre como otimizar a participação em eventos!

Depois de mais de dois anos com os eventos presenciais suspensos por conta da pandemia da Covid-19, o segundo semestre de 2022 deve ser marcado pela retomada de feiras de negócios e demais eventos com foco no mercado.

Nesta quarta-feira, dia 08, teve início a Naturaltech, maior feira de produtos naturais de toda a América Latina, em São Paulo. O evento acontece entre os dias 08 e 11 de junho de 2022. A feira reúne o setor de produtos naturais, probióticos, integrais, fitoterápicos e tratamentos complementares. Nesta edição, dez marcas de chocolate bean to bar que fazem parte da Associação Bean to Bar Brasil estão presentes no evento, aproveitando os quatro dias de feira para divulgar e comercializar os seus produtos.

Também já tem data para acontecer a Chocolate Week, evento anual da Associação Bean to Bar Brasil. O festival será realizado em São Paulo entre os dias 14 e 18 de setembro.

Marco Lessa, empreendedor e criador do Chocolat Festival, destaca a importância da participação em eventos para as marcas de chocolate bean to bar.

“Marcar presença em feiras e eventos de negócios é de fundamental importância. Primeiro: porque as pequenas marcas não têm grandes recursos para investimentos em marketing e campanhas, então é uma forma de se apresentar para o público. Segundo: quando você participa de uma feira, você se desloca e também sonda aquele mercado como um mercado potencial para o seu produto. Então, você aproveita para conhecer distribuidor, revendas e cria uma rede de relacionamentos. Terceiro: você se atualiza, seja vendo o que as outras marcas e concorrentes estão fazendo ou participando de capacitações”, destaca o empreendedor.

Lessa fala também sobre como a participação em eventos contribui para o desenvolvimento e crescimento do negócio.

“O evento acelera de uma forma absurda o amadurecimento de marcas no mercado. É uma condição de crescimento do ponto de vista de negócio e desenvolvimento como marca que haja participação na maior parte dos eventos”, reforça.

Para participar de feiras de negócios, não basta colocar o produto na mala. É preciso planejamento.

“A primeira dica é se planejar. Entender qual é o público e local que o evento vai acontecer. Fazer um checklist daquilo que faz sentido levar, como cartão de visita, folder, material, tipo de produto, para ter um melhor aproveitamento da viagem”, destaca Lessa.

O empreendedor comenta, ainda, sobre os custos dessas participações. Segundo ele, uma dica é buscar parcerias com marcas com produtos complementares para dividir despesas.  Além disso, relacionamento, feedback e divulgação são fundamentais para que o aproveitamento dos eventos seja otimizado.

“Pense em como surpreender os clientes com embalagens e criatividade do estande. Avaliar o mapa do evento e buscar se destacar na localização também são detalhes que favorecem o aproveitamento dos eventos. Então, desde o planejamento, é preciso se organizar. Da mesma forma, é necessário dar um feedback e construir um relacionamento com os clientes que compraram e se interessaram pelos produtos, bem como divulgação em redes sociais e canais de comunicação”, finaliza Marco Lessa.