Bean to Bar Brasil

Histórias por trás do ofício!

Histórias por trás do ofício!

Post publicado por Redação

Em parceria com a Associação Bean to Bar Brasil, Cacau Cast apresenta temas relacionados ao universo bean to bar

Conhecer as histórias por trás das marcas e abrir um diálogo sobre a produção de chocolate bean to bar no Brasil. Esse é o objetivo do Cacau Cast, podcast produzido e apresentado pela gastróloga Vitória Nascimento, 24, e pelo nutricionista Natan Pinto, 33, ambos chocolateiros e sócios-fundadores da Enne Chocolate. Os programas começaram a ser gravados e disponibilizados em uma plataforma digital em 2020 e, em julho deste ano, a Associação Bean to Bar fechou uma parceria com Vitória e Natan e os programas já estão disponíveis no site da associação.

“A chegada do Cacau Cast na Associação é a realização de um desejo antigo”, destaca Juliana Aquino, presidente da Associação Bean to Bar Brasil. Ela conta que a gestão da associação já tinha o podcast como um dos projetos a serem executados, mas a falta de disponibilidade de tempo não permitiu que isso acontecesse.

Dentre os assuntos abordados nos episódios estão desde o processo de produção dos chocolates até aqueles relacionados ao empreendedorismo na área, sempre com convidados que são referências em cada área. “Desejamos alcançar produtores e consumidores de chocolate bean to bar em todo o Brasil e acreditamos que a comunicação é a melhor ferramenta para o conhecimento”, destaca Natan Pinto.

Juliana Aquino ressalta que esta parceria é um incentivo também para que outros associados realizem ações de comunicação com a Associação Bean to Bar Brasil. “Esperamos ter mais parcerias com outros associados. A nossa diretoria já é um exemplo de uma parceria bem sucedida. A junção das forças dentro da Associação não representa somente uma instituição, mas, também, a ação”.

Episódios do podcast

Renan e Vitória gravaram até agora três temporadas do Cacau Cast, totalizando 45 episódios. Na primeira temporada, os convidados contaram suas histórias e conversaram sobre os assuntos de interesse de cada um. Já na segunda, os convidados contaram suas trajetórias na produção desde o cacau até a barra de chocolate.

A partir daí, a dupla conta que recebeu muitas mensagens de produtores que falaram que fazer chocolate era um desafio, assim como gerir uma empresa. Então, a partir dessa inquietação, decidiram que na terceira temporada falariam sobre empreendedorismo. “Tivemos a participação não só do setor de cacau e chocolate, mas também de outras pessoas de referência em cada tema, que explicaram desde o que é empreender até precificação e filosofia de marcas”, lembra Vitória Nascimento.

A quarta temporada ainda não tem data pra começar, mas será gravada em parceria com a Associação Bean to Bar Brasil. “Ainda tem muita história para ser contada. Por exemplo, ainda ao conversamos com ninguém do norte do Brasil, região que é berço do cacau. Assunto é o que não falta. Acredito que o Cast Cast é um grande quebra cabeça de como esse movimento nasceu e vem se desenvolvendo no Brasil. Tem muita gente boa pra falar ainda. Estamos sempre abertos a sugestões de tema e convidados”, destaca Natan Pinto.