Bean to Bar Brasil

Associação Bean to Bar Brasil é apoiadora do Projeto Expedição Cacau e Chocolate do Brasil

22 jun

Associação Bean to Bar Brasil é apoiadora do Projeto Expedição Cacau e Chocolate do Brasil

Post publicado por Redação

A iniciativa é conduzida pela engenheira química e pesquisadora independente Juliana Ustra

Já pensou programar uma viagem pelas origens do cacau do Brasil e seus chocolates? É exatamente isso que sonhou e colocou em prática a engenheira química e pesquisadora independente Juliana Ustra com a Expedição Cacau e Chocolate do Brasil. O projeto conta com o apoio da Associação Bean to Bar Brasil.

Juliana Recuero Ustra se define como uma apaixonada por cacau e chocolate do Brasil, viajante e uma brasileira que ama brasilidades. Em 2021, iniciou a expedição que é um relato em primeira pessoa sobre as experiências vividas em várias viagens pelo país e que será transformada em um livro.

A Expedição Cacau e Chocolate do Brasil é uma viagem intensa, traduzida em um mosaico de sabores, sons, cores, relatos, trajetórias, conversas, surpresas, desafios e recheada com um apanhado de emoções.

O percurso conta com experiências gastronômicas, apresentando derivados de cacau e chocolates tree to bar e bean to bar brasileiros, conectados com outros alimentos e bebidas exclusivamente produzidos em solo nacional. São eventos desenhados para entregar conteúdo, entretenimento, provocar sensações e quebrar paradigmas sobre seu consumo.

A expedição já conta com 5 viagens ao sul da Bahia, 1 viagem à campanha gaúcha, 1 viagem à São Paulo, 7 eventos realizados, 100 dias de viagem, 10.000 km rodados, 10 fazendas de cacau, 2 museus, 1 fábrica de polpa de cacau, 7 fábricas de chocolates bean to bar e tree to bar, 6000 imagens e experiências inesquecíveis.

“Cada evento é único e é planejado para estar ligado aos territórios onde estivermos. Entrelaçamos cacau e chocolate com ingredientes e saberes de cada local”, conta a idealizadora.

Recentemente, duas fábricas de marcas que fazem parte Associação Bean to Bar Brasil foram palco de eventos gastronômicos da Expedição em São Paulo: Baianí e Luisa Abram.

“Esse projeto acaba sendo um verdadeiro hub do cacau e do chocolate brasileiro, integrando literalmente pessoas, cacaus, chocolates e ingredientes de norte a sul do país. Além disso, reúne um público muito interessante e diversificado, de leigos a especialistas do setor, como jornalistas, chocolateiros artesanais e pessoas ligadas à grande indústria do chocolate”, destaca o presidente da Associação Bean to Bar Brasil, Bruno Lasevicius.

Mais informações e a agenda da expedição você pode acompanhar no Instagram @chocolatenobrasil