Bean to Bar Brasil
Em 2020 durante minha graduação em gastronomia, entrei em contato pela primeira vez com o universo Bean to Bar. Me encantei com as infinitas possibilidades de se trabalhar e valorizar o verdadeiro sabor do cacau, que pode sofrer alterações dependendo do local onde foi cultivado (terroir), do processo de fermentação das amêndoas e da torra aplicada.

Essa alquimia que acontece durante as etapas de fabricação do chocolate, veio ao encontro com minha essência farmacêutica e minha paixão pela bioquímica dos alimentos.

Foi amor à primeira vista e nasceu assim a Acalanto Chocolates, que busca promover experiências sensoriais únicas através de seus chocolates, feitos com cacau fino brasileiro. Cacau cultivado de forma a preservar florestas (Sistema agroflorestal) por produtores que zelam pela valorização de seus colaboradores.


Para o sonho virar realidade em 2020 ainda, comecei a pesquisar sobre e fazer cursos sobre chocolates bean to bar pela Castelli Escola de Chocolataria e, em 2021 pude conhecer de perto o apaixonante mundo do cacau e chocolate, visitar fazendas de cacau na região de Ilhéus e finalmente começar a comprar meus equipamentos e iniciar minha pequena produção de chocolates. Inicialmente oferecendo a amigos e parentes e percebendo a boa aceitação do meu produto comecei a venda online e hoje tenho meu pequeno ateliê na Galeria Pátio da Moura no setor Jaó. Temos muito ainda que aprender e crescer, mas me sinto muito feliz em ver meu projeto tomando forma.

Kenia Jesus Wanderley Cunha (Idealizadora e chocolate maker)

Goiânia - GO